Sobre a Cidade
 
 
Viva a Feliz Cidade!
Crdito: Leandro Cardozo de Souza Assessor de imprensa/Governo Municipal de Balnerio Piarras

      Balneário Piçarras ocupa um importante espaço no cenário turístico estadual como um das principais praias de veraneio de Santa Catarina. Além da boa infra-estrutura urbana e dos índices de saúde comparáveis aos de países europeus, a tranqüilidade e a segurança conquistam quem por aqui chega. Na alta temporada de verão, a cidade chega a receber até 100 mil turistas e veranistas, que agitam as noites quentes e fazem girar a engrenagem da economia local. Com localização privilegiada, às margens da BR-101, e próxima dos principais centros de lazer e compras do estado, a cidade combina belezas naturais, desenvolvimento urbano e qualidade de vida.


Balneabilidade – banho de mar com segurança

      A qualidade da água da praia de Balneário Piçarras está entre as melhores do estado e é considerada a melhor entre as cidades do litoral norte. Os laudos de balneabilidade emitidos pela Fundação do Meio Ambiente – Fatma - nos últimos anos comprovam a constatação: todos os pontos analisados têm sido sistematicamente considerados próprios para o banho.  A segurança dos banhistas durante a temporada de verão, é garantida em toda  a orla por guarda-vidas em sete postos espalhado de norte a sul da praia.


Jet Waves – Mundial de Jet Ski sobre as ondas

      Conhecida como capital brasileira do jet ski, a cidade, que já foi sede de do campeonato brasileiro, ganhou projeção internacional ao sediar, em 2009,  a etapa final do mundial de freeride. A estrutura para receber a competição é montada na área norte da praia, onde as condições do mar favorecem a prática do esporte. O Jet Waves acontece em novembro e reúne atletas e entusiastas do esporte de todo o mundo.


Natureza Exuberante

      Na região sul, às margens urbanizadas do Rio Piçarras,  o visitante encontra o ponto ideal para a prática da pesca amadora e profissional. A beleza dos mangues intactos, plantas exóticas e animais silvestres também pode ser contemplada entre as curvas do único manancial de água potável da cidade. São cerca de sete quilômetros de águas navegáveis que escondem uma surpresa - uma ilha fluvial, santuário de procriação de crustáceos e esconderijo para aves e outros animais nativos. Há poucos quilômetros da praia, as ilhas Feia e Itacolomi são paradas obrigatórios de visitação. Cercadas de lendas e mistérios, as formações rochosas das Ilhas Itacolomi são habitat para algumas espécies de pássaros e ótimo ponto pesqueiro. Mais próximo à costa, a Ilha Feia é um pequeno paraíso de Mata Atlântica que abriga pássaros, répteis e pequenos mamíferos. Duas escunas de passeio oferecem roteiros de visitação e banho nessa região.


Cultura diversificada

      Num estado com tamanha diversidade cultural, Balneário Piçarras não poderia ser diferente. Além da forte influência luso-açoriana, as culturas africana e indígena forjaram a cultura local. Nesse caldeirão étnico, houve ainda espaço para libaneses, italianos e alemães, cujos descendentes povoaram a zona rural da cidade.

     Toda essa variedade de culturas é representada anualmente na Noite Cultural, promovida pela Secretaria Municipal da Educação. Grupos folclóricos e artísticos da cidade emocionam a platéia com apresentações de dança e música que acontecem no mês de agosto, no Ginásio Aurélio Solano de Macedo.


Diversão o ano todo

      Uma boa opção para as férias de julho é Feira de Negócios e Atrações de Balneário Piçarras, a Fenapi, que oferece uma extensa programação de shows, apresentações culturais, gastronomia típica e feira comercial e industrial. Em agosto, os novos talentos da música local e regional se encontram no Festival da Canção de Balneário Piçarras, um espaço para músicos locais e do estado, que se apresentam durante quatro dias no palco no evento. 

     As festas comunitárias e juninas também movimentam o inverno na região. Destacam-se as festas de São João e São Antônio e de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que matem viva a cultura dos descendentes de africanos da comunidade católica local.

     Outros eventos esportivos agitam a cidade durante o ano. As tradicionais Travessia a Nado e Corrida de Caiaques são eventos obrigatórios na temporada de verão. Há ainda as competições de Moto Cross, no norte e no interior, e a Corrida Rústica, que reúne atletas de todo o estado nas avenidas da cidade.


Noite e Dia - Diversão para todos

      Seja qual for a festa, em Balneário Piçarras há diversão garantida para toda a família. Clubes, casas noturnas e bares compõem o roteiro de atividades noturnas. Um dos destaques é o Bali Hai Summer Club, uma das maiores e mais cultuados casas do litoral catarinense. Os pubs, que oferecem boa música e culinária diversificada, são boas alternativas para a happy hour e um encontro com amigos.  No fim de ano, uma multidão ocupa a orla da praia para receber o novo ano, ao som de bandas e DJs que agitam a noite. A tradicional queima de fogos é o ponto alto da noite. Em fevereiro, a alegria toma conta da cidade com o Carnaval de Rua, que conta com apresentações de bandas e blocos locais e regionais.


Gastronomia - Um festival de sabor

      A variedade gastronômica reflete a diversidade cultural da região. Em Balneário Piçarras, os restaurantes oferecem desde menus mais sofisticados até o fast food e a culinária típica do litoral. O visitante ainda pode escolher entre os sabores das cozinhas italiana e alemã ou ainda as carnes e os pratos típicos à base de frutos do mar.  Os petiscos, bebidas e sorvetes também são opções muito procuradas nos bares e lanchonetes à beira-mar.

 


Principais distâncias de Balneário Piçarras

Cidade

Rodoviária

Aérea

(Aeroporto de Navegantes)

Aeroporto de Navegantes

12 Km

-

Beto Carrero World

6 Km

-

Barra Velha

10 Km

-

Balneário Camboriú

35 Km

-

Brusque

50 Km

-

Blumenau

52 Km

-

Brasília

1.563 Km

3 h 15 min.

Curitiba

185 Km

30 min.

Florianópolis

110 Km

15 min.

Itajaí

18 Km

-

Jaraguá do Sul

60 Km

-

Joinville

60 Km

-

Porto Alegre

570 Km

50 min.

Rio de Janeiro

1.040 Km

1 h 45 min.

São Paulo

580 Km

50 min.

 





123456